domingo, 1 de abril de 2012

A INSTRUÇÃO PÚBLICA

- 1907 -

          Do jornal "O Povo", de Bicas:
          No dia 21 do corrente, reuniram-se muitas pessoas gradas do lugar, inclusive o ilustre inspetor técnico escolar desta circunscrição, o sr. Lindolfo Gomes, que, por iniciativa do sr. major Francisco Bianco e coronel José Ribeiro de Oliveira e Silva, convocou a reunião afim de adquirir-se um prédio com os compartimentos necessários para a criação de um grupo escolar; neste lugar.
          O sr. inspetor técnico expôs o fim daquela reunião dizendo que, autorizado pelo sr. dr. Secretario do Interior, aqui veio e, conferenciando com as pessoas de mais influencia do lugar, encontrou da parte de todas a maior boa vontade. Depois do que indicou para presidir a reunião o sr. coronel José Ribeiro de Oliveira e Silva, que aceitou, convidando para seu secretario o sr capitão Afonso Leite, dando em seguida a palavra às pessoas presentes para resolverem sobre o assunto, que, depois de largamente discutido, ficou deliberado que se construísse um prédio para nele funcionar o grupo escolar, e para efetividade dessa obra, os srs. tenente-coronel Joaquim José de Souza e dr. Emílio Horta encarregaram-se de obter da câmara municipal cinco contos de réis como auxilio à referida obra, e para o que faltasse fosse aberta uma subscrição popular, para angariar donativos e dinheiro.
          Para esse fim foram nomeadas duas comissões: uma diretora, composta dos sr. cel. José Ribeiro de Oliveira e Silva; presidente; cap Otaviano Pinto de Rezende, vice-presidente; Tte. cel Joaquim José de Souza, tesoureiro; cap Afonso Leite, secretario; major Francisco Bianco, procurador e diretor das obras; e outra para angariar donativos e dinheiro, composta dos srs. cap. Mário de Miranda Horta, cap Cornélio Duarte Medina, José Pinto Soares Júnior, Luiz Moreira, cap Francisco dos Santos Guimarães, cap. Francisco Latarola, Antonio Rangel, major Francisco Bianco, cap. Otaviano Pinto de Rezende e Feres João & Irmão
          Encerrada a reunião lavrou-se uma ata que foi assinada por todos os presentes, sendo inserido na mesma um voto de louvor ao digno Governo do Estado, pelo interesse que tem tomado pela instrução pública e pela escolha do ilustre inspetor escolar desta circunscrição, o sr Lindolfo Gomes, e mais um voto de louvor ao mesmo inspetor pelo zelo e dedicação com que tem desempenhado as suas funções.
          Foi aberta uma subscrição entre as pessoas presentes a qual produziu a quantia de 1:810$000, tendo sido oferecido o terreno necessário pelo sr. Cel. Joaquim José de Souza, e dez dias de serviço, pejo artista sr. Antonio Granado.
          Notavam-se na reunião médicos, funcionários do foro, empregados públicos, o sr. vigário da paróquia, fazendeiros, comerciantes e operários.
          O sr. major Francisco Bianco ofereceu às pessoas presentes um copo d'água.

Jornal "O Parol" 25 março de 1907

0 comentários:

Postar um comentário