DE SUA GENEALOGIA
Na avançada idade de 91 anos faleceu a 3 do corrente o sr. Domingos Ferreira Marques, como era conhecido o homem honrado, cujo nome encima este noticiário. Era um dos mais velhos ou talvez o mais velho entre os habitantes de notoriedade do nosso município. A vida de Domingos Ferreira Marques está ligada á vida do nosso Município, pois foi o seu avô quem em 20 de julho de 1828 doou por escritura 40 alqueires de terras para a criação do Curato do Divino Espirito Santo, hoje sede do município de Guarará.
Como homem foi honrado, sério, trabalhador e honesto. Sua vida é um ensinamento. Como chefe de família, exemplar, labutador sempre, com poucos recursos conseguiu educar todos os filhos no amor do trabalho, e eles hoje espalhados concorrem para o grande progresso do nosso município e dos municípios vizinhos.
Casado com Dona Ana Cherubina Ferreira Marques, viveu na mais santa harmonia e há poucos anos festejaram suas bodas de ouro, cercados de todos os filhos e muitos parentes.
Perdeu a esposa ha dois anos.
Teve a felicidade de morrer no sitio onde cresceu e viveu, casa hoje pertencente ao seu filho major Aníbal Ferreira Marques, cheio de todo conforto, e rodeado de todos os que lhe eram caros.
Do matrimonio nasceram dez filhos, 5 homens, 5 mulheres, todos vivos, que são Leôncio Ferreira Marques e Aníbal Ferreira Marques, fazendeiros residentes no nosso, município, Antenor Ferreira Marques, fazendeiro capitalista residente em Rochedo, Juvenal Ferreira Marques, fazendeiro e proprietário em São Pedro do Pequeri, Juvelando Ferreira Marques, residente em Rio Novo, Izaura Ferreira Marques casada com Serafim Filgueiras, residente em Juiz de Fora, Alzira Ferreira Marques, casada com o farmacêutico Joaquim Ladeira, fazendeiro em Rio Novo, Maria Augusta Ferreira Marques, casada com Carlos Dutra de Moraes, fazendeiro capitalista, residente em Juiz de Fora, Aurora Ferreira Marques e Alice Ferreira Marques, ambas solteiras.
Seu enterro foi efetuado neste lugar com grande acompanhamento, e elevado numero de coroas.
Jornal "Gazeta Municipal", Ano V, N. 203
Bicas, 24 de abril de 1921
4 comentários:
Ótimo Post. Muito bom relembrar a historia. Sou Filha de Domingos Ferreira Marques(filho de Juvenal Ferreira Marques, neto de Domingos Ferreira Marques). Moramos em Ribeirao das Neves-Mg. Meu pai hoje está com 84 anos e neste mês foi visitar sua terra natal Pequiri.
Obrigada, por nao deixar as origens esquecidas.
Cássia Marques
Sou da 7a geração da familia de Domingos Ferreira Marques lendo a biografia do Coronel Souza, de Bicas, meu bisavô.
sou neta de domingos
Oi, meu pai também é neto. Leva o nome dele, hoje está com 90 anos.
Postar um comentário