POVO
Povo do município do Guarará, aproxima seu grande certame que evoluciona de três em três anos a vida social dos municípios.
O primeiro do novembro já se avista com suas bandeiras desfraldadas anunciando a reforma a proceder na boca das urnas, escolhendo o governo municipal.
Lembra-te, povo de Guarará, que os três anos do mandonismo baronista que se estão findando, felizmente, foi um longo período de desacordos e vinganças,que serviram tão somente para desgraçar o município.
O "progredimento" de um povo adiantado consiste nas reformas, sem elas, não teremos o aperfeiçoamento do grande certame regenerador, ao qual sois chamados por direito constitucional.
Há seis anos que o barão governa o nosso município e a apatia do povo não pode continuar indiferente diante do seu mandonismo feudal e retrogrado. Basta não se esquecer das suas arbitrariedades cometidas durante esso tempo, que aviltou um povo e calçou aos pés a inviolabilidade de seus direitos constitucuinais. Acompanhá-lo por mais tempo é um crime, é um desdouro.
Quando um chefe político é benfazejo, ornado de virtudes, ora protegendo os oprimidos, ora pugnando pelos interesses municipais, corrigindo abusos e leviandades como as que tem cometido o nosso piramidal executivo - Alvaro, vá, é mais do que justo acompanhá-lo e retê-lo mesmo, na continuação de seu posto; mas o barão, não, esses predicados não os tem nem nunca os teve.
Estão no conhecimento de todas as múltiplas arbitrariedades de múltiplas formas e cores, por ele cometidas, as quais basta recordá-las para a opinião pública o eliminar intotum de todo cargo de confiança.
As vitimas de sua audácia desumana, são muitas a bradar aos céus castigo! e, Deus sempre atendeu e atenderá aos seus filhos aflitos.
O fim do prazo de três anos estipulados pela constituição do Estado, aos governos administrativos dos municípios, significa o ponto de partida de novas reformas a empreender, sugeridas pela experiência e pelos conhecimentos do povo adquiridos.
Estacionar, um povo, as reformas no fim desse prazo, seria retrogradar e fugir do aperfeiçoamento administrativo, base principal do engrandecimento dos municípios.
Assim, pois, o município de Guarará, estacionou seis anos, por que durante esse tempo o povo não soube provocar reformas, submetendo-se humilhante aos caprichos e arrogância do barão, flagelo do progresso, da paz e da harmonia do povo.
Felizmente, este ano, o povo acordou de seu letargo e a reação se fará sentir, da qual já desponta a aurora da regeneração que deve aprimorar um povo na senda do progresso local, substituindo os homens corruptos por homens patriotas e sãos, Um governo ruim, que sempre é a causa das desgraças do povo, não pode esperar apoio publico.
E é o que estamos vendo, atualmente, o eleitorado do município em uníssono coro aclama o emérito chefe coronel José Ribeiro de Oliveira e Silva, como o salvador do município de Guarará e desapoia em intotum o barão, que decaiu para mais não se levantar devido a seus desatinos.
Viva o partido reformador!
Viva o eleitorado independente do município de Guarará!
QUEM BEM TE QUER TE FARÁ CHORAR
.Preceptor que orelhas puxa
Quando está a ensinar
É amigo e bom amigo.
Carinho sabe demonstrar,
Quem bem te quer te fará chorar.
.
Dentista que arranca dentes
Em cliente que faz gritar
Pratica um bem, é amigo,
Ninguém o pode duvidar,
Quem bem te quer te fará chorar.
.
Redator que acusa falta
Na sociedade a moralizar,
Benemérito do povo é
É digno de se apreciar,
Quem bem te quer te fará chorar.
.
Mulher que carícia faz
Em marido que sabe amar,
Basta um só momento
Para tudo se mudar.
Quem bem te quer te fará chorar.
.
A tudo digo o contrário
Desse provérbio não há tal,
A verdade é esta
Que é opinião geral,
Quem bem te quer te fará chorar.
.
ARIEXIET
REUNIÃO POLÍTICA
A convite dos chefes políticos coronel José Ribeiro de Oliveira Silva, Dr. Emílio Horta, coronel Joaquim José de Souza, major Firmino Dias Tostes e major Francisco Bianco, reuniu-se o Diretório do Partido Republicano Mineiro, (numero um,) em casa do sr. cap. Josino Ribeiro da Silva, no dia 5 do corrente, a fim de deliberar sobre a escolha dos seus candidatos às eleições municipais de novembro próximo.
Sendo aberta a sessão, os dignos chefes declararam aos Diretórios dos Distritos que procedessem à escolha dos membros da chapa do Partido com ampla Iiberdade cuja deliberação seria aceita com apoio geral.
Os trabalhos ocorreram com a melhor harmonia e unidade de vistas, sem que notasse a menor nota dissonante, pondo em relevo a grande confiança que têm na vitória eleitoral e alcançar, a par de uma conduta irrepreensível a disciplina política.
Para o certame da escolha, muito trabalhou o sr. Cap. Francisco de Paula Retto Junior, ao lado de seus dignos companheiros.
A ata foi lavrada e assinada pelos Diretórios do município, tão somente.
Eis o resultado doa trabalhos:
CÂMARA MUNICIPAL
Presidente e executivo, dr. Emílio Horta.
VEREADORES
Gerais: Josino Ribeiro da Silva, tenente coronel Arlindo Ribeiro de Oliveira e Annibal Ferreira Marques.
Especiais:
João dos Passos, por Guarará,
Major Frrmino Dias Tostes, por Bicas e
Gervasio Evaristo Monteiro de Rezende, por Maripá.
JUIZES DE PAZ
Guarará: cap. Emygdio, Braz dos Santos e tenente Deolindo Valerio da Cruz.
Bicas: coronel Joaquim José de Souza e tenente Domingos Juliani.
Maripá: cap. Francisco de Paula Retto Junior.
A indicação que aí fica, foi recebida com especial agrado pelo eleitorado independente e sensato do municipio de Guarará, pois esses distintos cidadãos constituem a garantia dos interesses municipais, de cujos esforços abnegados se espera a salvação do município, arrancando das mãos o nefasto bastão do barão com que tem oprimido um povo digno e arruinado o progresso do município, de todas as formas e de todas as cores. A vitória, pois, do Partido Republicano Mineiro é mais que certa e a completa derrota do monarquista encapado barão, mais que provável.
Do Jornal "GAZETA DE GUARARÁ"
13 de setembro de 1900
Guarará- MG
0 comentários:
Postar um comentário