domingo, 1 de julho de 2012

PEQUENAS CURIOSIDADES

PEQUENAS CURIOSIDADES

           1) No texto a palavra “Guarará” nas primeiras vezes em que foi referenciada aparecia ora precedida por artigo ora não. Ex: Vila de Guarará e Vila do Guarará. Isto de certa forma explica o fato de ainda hoje pessoas se referirem a Guarará das duas formas. Ex: Eu moro em Guarará e eu moro no Guarará.

           2) A epidemia de varíola provocou grande preocupação na administração que por várias vezes pediu o envio de doses de vacina aos governos estadual e federal. Mas o mais marcante foi o ato de nº 0393 em que solicita aos médicos, a criação de uma casa de isolamento para afetados de moléstias epidêmicas, em um lugar tal, que eles não atravessassem os povoados.

           3) No ato de nº 0099 seis cidadãos que ficaram no território de Mar de Espanha pedem para que sejam passados para o município de Guarará alegando que antes eles pertenciam ao antigo distrito do Espírito Santo. Em mais outros atos esta questão voltou a ser tocada.

           4) No ato de nº B.70 há uma menção a “mascates de armarinhos” seguida da palavra “turco”, esta entre parêntesis. O curioso é que estes prováveis libaneses antecederam à grande massa migratória que só veio a acontecer no inicio do século seguinte, quando, como se sabe, eles desempenharam amplamente o trabalho de mascate.

           5) No ato de nº 17 é mencionada uma “antiga fábrica de cerveja”. É interessante destacar esse fato, porque este é um dos sinais da potencialidade econômica do município à época.

           6) Os atos 27 e 28 determinam que os exames escolares comecem no dia 1º de dezembro e que depois deles haja 20 dias de férias. Entende-se com isto, que o período de férias escolares era bastante curto em relação ao de hoje.

Observações finais do
"Portarias e Ofícios da Câmara Municipal de Guarará - 1891-1895"
transcrição de Jânio J. Ferreira

0 comentários:

Postar um comentário