O SÍTIO RECREIO É UMA VERDADEIRA ESCOLA DO TRABALHO
O "Sítio Recreio" é um dos recantos mais pitorescos da Vila de Guarará, que atesta a operosidade do seu proprietário tte Geraldo Gomes da Silva o qual escolheu este sitio ameno e encantador, para o campo de sua atividade.
Está localizado no perímetro urbano da Vila e possui uma área de 7 alqueires de terras.
Há 8 anos passados o nosso venerando amigo Tte Geraldo Gomes da Silva, adquiriu o antigo Sitio da "Cartucha" como se denominava então, o qual era composto de pastagens de mais de 50 anos de idade, cobertas de ervas daninhas.
Daquela data a esta parte, dedicou-se com extremo labor e carinho à lavoura, trabalhou, lutou e venceu, porque hoje o "Sitio Recreio", de tudo produz com abundância, tornando-se aquelas terras incultas, um éden em miniatura, que encanta e surpreende.
O seu fértil terreno possui para mais de 40 mil pés de lindos e frondosos cafeeiros dc diversas qualidades.
Não fica só aí o empreendimento deste honrado lavrador.
O forasteiro impressiona-se ao ver a cultura do milho, da cana, da mandioca e de diversos cereais em franco progresso, num terreno outrora, que serviu de pastagens por meio século!
O tte Geraldo Gomes da Silva, cidadão honrado, laborioso e bastante conhecedor da fertilidade do solo guararense, cercou a sua linda e confortável vivenda de um grande pomar, verdadeiro paraíso terrestre, onde se encontra as mais variadas frutas.
E bem assim de um formoso jardim onde viceja as mais lindas e mimosas flores, atestado eloquente de habitar naquele lar honrado, a paz, a alegria e a felicidade.
Possui esta magnifica propriedade uma máquina de beneficiar café e arroz, um moinho para fubá movido a eletricidade e uma ótima instalação de água potável, cuja linfa é de uma frescura surpreendente e de um paladar agradabilíssimo.
Enfim, o "Sitio Recreio", é um templo do trabalho e uma verdadeira prova de civismo.
Homens empreendedores como o nosso amigo tte Geraldo Gomes da Silva, de uma larga visão para o futuro, conhecedor profundo das riquezas do nosso solo, é do que precisamos,
Se Guarará tiver muitos destes empreendimentos, e homens de fibras de tal valor, poderá ser em breve o celeiro desta zona.
Ao Tte. Geraldo Gomes da Silva, que contribui, deste modo, para o engrandecimento da terra que o adotou e que venera com amor, rendemos, com respeito admiração as nossas homenagens enviando-lhe as nossas calorosas felicitações.
Fonte: Jornal O Guarará, 1915
0 comentários:
Postar um comentário