quinta-feira, 21 de junho de 2012

AOS QUE ESCREVEM

AOS QUE ESCREVEM
E AOS QUE LEEM

Dentre alguns que a memória histórica nos permite perscrutar, nomeadamente abaixo listamos aqueles cidadãos que aqui fincaram suas vidas ou que aqui viveram por algum espaço de tempo e cujos traços, rabiscos e esboços (publicados ou não) merecem sua menção e denotada relevância.
Assim apresentamos os abaixo mencionados que viveram (e alguns vivem) e que contribuíram com sua destra, com sua originalidade para o engrandecimento da cultura e das letras guararenses. à medida que nos for possível, exibiremos alguns textos dos referidos para melhor honrar a sua memória e devoção.


- Afonso de Liborni (3)

Afonso Leite, coronel (2), (3)
- Angelo Poliano 
Colunista do jornal "O Guarará". Em sua coluna "Entre Parenteses, abordava assuntos dos mais    diversos e cuja temática era o quotidiano da cidade.
- Antônio da Costa Oliveira, Dr. (17)
Advogado e poeta de uma cultura rara e preclara
Aristides Leite  Guimarães, capitão (2) (11
Farmacêutico e proprietário da Farmácia Guararense, instalada na Pça do Divino, área centra da Vila, era também poeta, jornalista e Inspetor Escolar Municipal. Autor de "volantes" contra o coronel Afonso Leite, o senador estadual  dr. Antero Dutra de Morais e outros tantos. 
- Arnaud Gribel (9)
Era Autor de "Na Tribuna", 1911 estudo sobre José Eduardo da Fonseca, orador e membro da Academia Mineira de Letras e de "Discursos", prefaciado por Heitor Guimarães, 1917, este último um exemplo oratória, retórica e dailética característicos do autor;
- Carlos de Ouro Preto Pereira (12)
Professor e diretor do Grupo Escolar Ferreira Marques, resenhista e redator do jornal "O Guarará", onde escrevia sobre política e atualidade.
Célio Ferreira da Fonseca (4)
- Cornélio Duarte Medina
- Cristóvão de Freitas Malta, Dr (14) (14a) (14b) (14c)
Dr. Cristóvão de Freitas Malta (1862-1929), nasceu em Leopoldina/MG. Formou-se em medicina. Exerceu a medicina, durante certo tempo, em Cataguases/MG, onde mantinha uma clínica e também no Rio de Janeiro. Em Cataguases ele atuou, também, na política, chegando a ser Presidente da Intendência municipal da cidade. A ele deve-se a fundação do primeiro estabelecimento hidroterápico de Minas Gerais. Em Juiz de Fora ele foi professor da Escola de Farmácia de Juiz de Fora, atuou no jornalismo e, ao lado de Pinto Moura, Gama Júnior e Campos Porto, foi um dos redatores do "Diário da Tarde", jornal fundado em 1898 em substituição ao "Novidades"; Mais tarde ele tornou-se proprietário de "O Pharol". 
Cristóvão depois transfere sua residência para o Rio de Janeiro onde vem a morrer em 20 de fevereiro de 1929. Ele era filho de José Malta Sobrinho e de Ana de Freitas Malta e fora casado com Maria de Resende Tostes Malta, Filha do mardespanhense Cândido Teixeira Tostes e de Maria Luiza de Rezende Tostes. O casal tiveram os seguintes filhos: Olgerio Tostes Malta, Elnanda Tostes Malta Campos e Adílio Tostes Malta (1907-).
- Fausto Gonzaga, profº (17) 
Nascido em São João Del-Rei foi o primeiro diretor no Grupo escolar "Ferreira Marques". Além de professor, jornalista e um educador de princípios, foi um poeta talentoso. 
- Fernando Cazarin (10)
Francisco Baptista de Alvarenga (1)
Era poeta, médico-cirurgião e major do exercito, serviu em Guarará (Espirito Santo do Mar de Hespanha) como delegado de vacinação e subdelegado de polícia. Originário da família Alvarenga, era bisneto de José de Araujo da Cunha e de dona Úrsula Maria de Alvarenga. Neto de Manoel de Araújo Cunha Alvarenga e dona Mariana Clara Viana. Sobrinho de Cândido José de Araújo Viana, 1º marquês de Sapucaí.  
Francisco de Sequeiros Teixeira (5)
Fued Farhat (6)
Irineu Candido de Souza (2), (7)
Era professor e jornalista. Concluiu seus cursos nas cidades de Bom Sucesso, Viçosa, Ouro Preto e São João d'El Rei. (Jornal "O Guarará", 11 de janeiro de 1920)
Irineu Guimaraes, Profº (6)
J. Camões (2)
- J. Paixão (José Francisco da Paixão ou Jopax)
- Joaquim Fróes Vieira Pisco
          Redator e colunista do jornal "O Guarará".
- José Otaviano Padilha
- Luiz de Freitas Santos (6) (8)

Poeta, jornalista, colunista do jornal "O Guarará", professor formado e diplomado pela "Escola Normal de Oliveira", Docente do Grupo Escolar Ferreira Marques e da Escola Noturna, fundador do "Externato Dr. Raymundo Tavares", que contava em seu calendário com os cursos; Primário, Médio e Secundário. (Jornal "O Guarará" de 27 de setembro de 1919) Luiz era um grande incentivador da cultura e da literatura, foi ele quem, titular da Escola Noturna, fundou o "Grêmio Literário Carlos Góes", anexo a esta, sendo ele membro da Diretoria Fiscal e Permanente, composta por ele, na qualidade de Presidente e de Affonso Leite, na qualidade de Diretor. Foi ele ainda que, em 23 e abril de 1920, juntamente com Elcenor Leite, fundou o jornal literário "O Lírio" (13) , órgão editado pelo Grêmio literário Carlos Góes e antes, dentro deste mesmo Grêmio estudantil, por incentivo dele, fora fundada a "Biblioteca Belmiro Braga". Luiz, foi professor de grande número das personalidades da época, entre elas, Affonso Leite.  

Olivan Abrahim (3)
- Otávio de Carvalho 
          Redator de "O Guarará", músico e posteriormente redator de "O Pharol" (*)
Paulo César Rossi (3)
Pedro Leite (2)
Pedro Orlando (2)
- Vieira Camões
          Conforme atesta o profº Julio Cesar Vanni, aleém dos acima mencionados, houveram, entre outros valores evidentes que marcaram com brilhantismo a imprensa e as letras "nascidos ou vividos nesta microrregião, do século XIX até as primeiras décadas do século XX", a saber: 
- Heitor Guimarães (15)
- Pontes Cordeiro (15)
- Cristiano Nóbrega (15)
Lopes Neves (15)
Vieira Pisco (15)
Agostinho Pereira (15)
Nestor Massena (15Autor de "A Igreja em Barbacena - Achêgas para sua crorografia" em 1952. e "A Terra e o Homem" em 1985.
Oswaldo Gribel (15)
Wantuil Lopes (15)
Gastão Tibiriçá (15)
Nestor Coelho (15)
Licydio Paes (15)
Itagiba Nogueira (15)
         Emendamos ainda a esta extensa lista o não menos ilustre 
- "Poeta Margarida", nome como ficara conhecido Manoel de Almeida Coelho Margarida




F.T.Oliveira
Guarará, MG - 24 de setembro de 2012



1 - O major Francisco Baptista de Alvarenga é listado como um dos delegados mineiros em 1893 pela REVISTA ELETRÔNICA DE HISTÓRIA;
2 - Jornal "O Pharol", ANNO XLVIII - Juiz de Fora, quarta-feira, 21 de maio de 1913; Jornal "O Guarara", 18 de janeiro de 1920;
3 - Jornal "Guarará", Ano I, Nº 01 - outubro de 1993;
4 - FONSECA, Célio Ferreira da - Histórias da infância em Guarará;
5 - TEIXEIRA, F. S. - Almanach do Município do Guarará - Typ.da Gazeta de Guarará, Pça do Divino, 7,  - 1899;
6 - FARHAT, Fued. Recantos da Mata Mineira (Maripá de Minas / Guarará / Bicas). Belo Horizonte: Lemi, 1991;
7 - RODRIGUES, José Luiz Machado. Cacos de História e Memória & Alguns logradouros de Bicas - MG; - 2009;
8 - Jornal "O Pharol" de 03 de dezembro de 1925 e Jornal "O Pharol" de 11 de janeiro de 1926;
9 - Jornal "O Pharol" de 05 de janeiro de 1917.
10 - CAZARIN, Fernando - Lembrança 
11 - FARHAT, Fued. Recantos da Mata Mineira (Maripá de Minas / Guarará / Bicas). Belo Horizonte: Lemi, 1991, páginas 19 e 24.
12 - Jornal "O Guarará" de 18 de abril de 1920.
13 - Jornal "O Guarará" de 25 de abril de 1920.
14 - Jornal "O Pharol" ,  ANNO XXVI, N. 313, de 09 de dezembro de 1892;
14a - Yazbeck, Dalva Carolina de Menezes. - As Origens Da Universidade de Juiz de Fora; Editora UFJF, 1999; 169 páginas;
14b - MALTA, Cristóvão de Freitas. Discurso pronunciado na solenidade da colação do grau de farmacêutico aos alunos da Escola de Farmácia e Odontologia do Instituto d´O Granbery em 14 de dezembro de 1909. São Paulo: Typ. Brazil de Rothschild & Comp., 1910
14c- OLIVEIRA, Paulino de. - Efemérides juizforanas. 1975. Universidade Federal de Juiz de Fora
15 - VANNI, Julio César. Os Sertões do Rio Cágado, pg 105
16 - Jornal "O Guarará", de 13 de junho de 1920; Jornal "Guarará", de 31 de julho de 1938;
17 - Jornal "Guarará", ANNO III, N.º 22, pg. 3. Guarará, 7 de dezembro de 1919:

OBS:
* Em 1940 a Farmácia Guararense estava sob a responsabilidade de Irênio Ferreira (Jornal "O Guarará" de 08 de setembro de 1940) - Por esta época outro farmacêutico de renome por estas bandas era João Ladeira.

* Carlos Góes fora, juntamente com Aurélio Pires, professor  do Instituto Fundamental de Belo Horizonte. Góes fora mestre de grande nomes da escrita, a exemplo de Agripa Vasconcelos, sendo que este último concluiu seus cursos graças aos doutos mestres do Grambery, em Juiz de Fora; Brant Horta, Nestor Massena e Mário Magalhães, os 
quais estimularam sua vocação literária.

* - Depois de Dupin, que permaneceu na direção de 0 Farol por doze anos, assumiram o jornal: Lindolfo de Assis (1885-1888), José Braga (1889-1891), uma sociedade anônima organizada por Alfredo Ferreira Lage (1891-1895), Diogo Luiz Almeida Pereira e Bernardo José de Paula Aroeira (1895-1896), Francisco Bernardino Rodrigues Silva (1897), Cel. Antônio Bernardino Monteiro de Barros (1899-1903), José Cesário de Faria Alvim (1903), Cristovão de Freitas Malta (1904-1907), J. Canuto de Figueiredo (1907-1909). Na ocasião do fechamento do jornal era proprietária a viúva de Francisco Valadares. - Lígia Maria Leite Pereira, Maria Auxiliadora de Faria - Presidente Antônio Carlos: um Andrada da República; pg 62 - UNIPAC, 1998; 597 páginas -

0 comentários:

Postar um comentário