BICAS
É para nós fora de duvida que as grandes medidas devem partir das camadas mais inferiores, mais sabedoras das necessidades que as afligem até chegarem às culminâncias do poder para, dali, irradiarem as providencias tendentes á melhoria dessas condições.É por isso que aqui nos achamos como que conscientes que pugnamos uma grande medida e que esposamos uma causa das de maior monta.
Bicas é um lugar fadado para melhor sorte.
Servida pela Estrada de Ferro Leopoldina, e um empório comercial de grande importância, fomentando transações com os numerosos lugares circunvizinhos.
Sua população, de cerca de 18.000 habitantes, vive do mais enobrecedor trabalho, laborando todos para o engrandecimento progressivamente crescente do lugar.
A Cooperativa Agrícola de Bicas é uma das mais importantes do Estado, já pela sua criteriosa direção, já pelo resultado pratico que vai dando.
Fabricas de cerveja e bebidas, de macarrão, de balas e biscoitos, engenhos de beneficiar café e arroz, são os fomentadores da industria local, que, não obstante a atual crise que tudo avassala, vão dando o resultado que esperavam dar.
O seu grupo escolar é um dos mais bem organizados do Estado e funciona em um belo prédio exclusivamente feito para o fim. A frequência escolar é, sobretudo, exagerada para o numero de cadeiras existentes.
Expostos perfunctoriamente, estes dados são a prova mais convincente da aspiração a mais ardente do povo de Bicas; é a elevação do lugar á categoria de vila.
Não falece a menor disposição para isso: população, comercio, industria, tudo temos; as mais ricas, as mais abundantes fazendas estão localizadas no distrito. Como então não se pensar nisso?
De nada serve o progresso incessante e palpável de um lugar?
A vida social de um núcleo tende sempre a progredir e vai, de um modo iniludível, provando á saciedade que a contingência que a assoberba não deve mais existir.
É justíssima a preocupação dos habitantes de Bicas nesse particular.
Do lado constitucional nada impede que a elevação se faça.
O tempo exigido para a decorrência de um ato a outro é de 10 anos.
Bicas foi constituída em distrito com; o desmembramento da freguesia de Guarará, do município de Mar de Espanha, em 5 de dezembro de 1890.
São decorridos, portanto, 20 anos. Lapso de tempo mais do que bastante para a evidenciação do progresso de um lugar.
Ao governo do Estado, agora que se cogita da reorganização dos seus municípios, endereçamos estas linhas que são o veiculo da aspiração máxima dos habitantes de Bicas.
Na Justiça amparam a medida alvitrada, como em ansiosa expectativa aguarda a sua solução.
Com a mais viva satisfação podemos adiantar que dentro em breve teremos um grande melhoramento: iluminação elétrica.
Com esse empreendimento de salutar alcance, indústrias jazida na inatividade e pela míngua de força, ressareirão esse tempo perdido em prejudicial modorra e lançarão os seus proveitosos movimentos.
E não só isso: o benefício extraordinário de espancar as as trevas e concorrer para um policiamento, já de sobra é a motivo para o cogitamento do alcance da eletricidade e a sua imprescindível necessidade.
Bicas espera da boa vontade do Sr. presidente da Câmara a sua eficassíssima interferência junto ao governo para a consecução deste melhoramento de grande monta.
- do correspondente.
Jornal "Gazeta de Notícias", ANNO XXXVI, N. 41
Rio de Janeiro, sexta-feira, 10 de fevereiro de 1911
0 comentários:
Postar um comentário