terça-feira, 5 de novembro de 2013

ACORDO POLÍTICO-ADMINISTRATIVO (1920)

CÂMARA MUNICIPAL

Para cumprir um dos pontos do acordo político-administrativo, feito pelas duas facções políticas deste município, reuniu-se a 19 do andante a Câmara Municipal, em sessão extraordinária, estando presentes todos os seus membros, os dignos e honrados vereadores: Coronéis Francisco de Paula Retto Junior, Alvaro Fernandes Dias e Victor Belfort de Arantes; Major Gervasio Evaristo Monteiro de Rezende; capitães José Vieira Camões, Emídio Braz dos Santos, Luiz de Fabris, Francisco Pinto Ferreira e Padre Angelo Rezende.
Presente grande número de políticos e distintos cavalheiros da nossa sociedade, foi aberta a sessão, e em seguida nomeada uma comissão de vereadores para introduzir no salão nobre o querido, prestimoso e ilustrado Senador Dr. Augusto Gloria Ferreira Alves, que tomou assento à mesa, ao lado direito do Presidente.
O prestigioso e honrado Senador, dr. Augusto Gloria, que já gozava da respeitosa simpatia e agora ficou também senhor da gratidão do povo deste município, e que, como representante do patriótico Presidente do Estado de Minas, foi o criterioso e imparcial mediador do congraçamento político aqui, como sempre, generoso e cortês, dispensou ao povo Guararense a honra de sua presença, exatamente no momento em que se cumpria a primeira cláusula do acordo honroso, por s. excia. presidido. Foi por isto, e mais pela sólida estima de que s. excia. goza no nosso meio social que, ao dar entrada no salão nobre da Câmara, foi s. excia., saudado por forte e prolongada salva de palmas.
Em seguida foram eleitos:
Presidente da Câmara, o Major Gervasio Evaristo Monteiro de Rezende, por oito votos obtendo o Cel. Álvaro Dias um voto, e para Vice-presidente, o Cel. Alvaro Fernandes Dias, também por oito votos, tendo obtido um voto o Cel. Francisco de Paula Retto Junior. Para membros da Comissão de Policia, foram eleitos os vereadores, capitães Emídio Braz dos Santos e Luiz de Fabris. O resultado de cada escrutínio, era aplaudido por vibrante salva de palmas.
Ao assumir a presidência, o Major Gervasio, com o critério e calma que lhe são peculiares, procedeu a leitura de um magnífico discurso, cujo fecho era um apelo aos senhores vereadores e aos munícipes, para que, com civismo e patriotismo, o auxiliassem no desempenho das árduas funções de seu cargo.
O Cel. Alvaro Dias, fazendo uso da palavra, agradeceu a sua eleição e justificou uma moção de solidariedade e apoio ao exmo. sr. dr. Arthur Bernardes, digno Presidente do Estado, moção que foi unanimemente aprovada.
Pediu, após, a palavra o vereador, cel. Retto Junior, que, em ligeiras palavras, fez rápidas referencias à missão aqui desenvolvida pelo emérito senador, dr. Augusto Gloria, e terminou lendo uma moção de gratidão a s. excia., moção que já se achava assinada pela unanimidade dos srs. vereadores, e requereu que fosse a mesma transcrita, integralmente, na ata e se entregasse o original a s. excia. senador Augusto Gloria.
Findo o discurso do vereador cel. Retto Junior, fez uso da palavra o ilustrado senador Glória. A oração de s. excia. foi ma peça de alto valor, já pelas brilhantes ideias emitidas, pelo estilo empolgante, pela forma impecável e já pelo fundo e eloquência. Agradeceu s. excia. visivelmente comovido, a honra da moção que lhe fora entregue e disse que Guarará era um município pequeno em extensão territorial, mas grande e muito grande em suas aspirações de integridade.
As suas últimas palavras foram abafadas por uma estrepitosa salva de palmas e vivas a s. excia.
Foi, por unanimidade de votos, nomeado, ou melhor foi reintegrado no cargo de secretario da Câmara o nosso prezado gerente-proprietário, tenente Pedro Afonso Ferreira Leite, que, por esse ato de justiça, tem sido muito felicitado.
Encerrada a sessão, foi s. excia. o sr. dr. Augusto Gloria, acompanhado até ao bonde pelos srs. Vereadores, políticos, amigos e admiradores das suas qualidades morais e intelectuais, sendo as despedidas feitas com toda a cordialidade e entusiásticos vivas a s. excia.
E, assim, deu-se inicio à execução do acordo político-administrativo, que merecerá, por certo, os aplausos gerais do povo deste município, principalmente por ter recaído a escolha do agente executivo na pessoa querida do major Gervasio de Rezende, que foi indicado pelo "Bloco" e, afinal, aceito por Bicas, o qual, pelo seu alto critério e tino administrativo cuidará dos negócios municipais a contento geral, avesso, como é, a injustiças e pequenas vinganças.
Felicitando o povo deste município, confiamos que as demais cláusulas do acordo sejam cumpridas com o mesmo patriotismo e mereçam a aprovação dos munícipes.


Jornal "O Guarará", ANNO III, N. 33, fl. 1 -
Guarará, 22 de Fevereiro de 1920.

0 comentários:

Postar um comentário