REPARTIÇÃO DAS
OBRAS PÚBLICAS
O Conselheiro
Presidente da Província, atendendo à representação que lhe dirigiu o Inspetor
Geral interino das Obras Públicas em data de 25 de Junho próximo passado,
resolve determinar que o Engenheiro Henrique Augusto Antônio Gerber siga quanto
antes para os Municípios do Ubá, Pomba, Leopoldina, Mar de Espanha e São Paulo
do Muriaé, encarregado das seguintes com missões:
1.º - Fazer os
necessários estudos topográficos dos ditos Municípios para indicar as estradas
principais que deles devem partir, 1.° para o ponto mais vantajoso de encontro
com a estrada de rodagem da Companhia União e Industria , 2.° para as passagens
do Mar de Espanha , Sapucaia c Porto Novo do Cunha no Rio Paraíba, onde deve
vir tocar a estrada de ferro de D. Pedro II, 3.° para o Porto de São Fidélis no
dito Rio na Villa do mesmo nome.
2.º - Examinar o
estado atual das estradas existentes, e especialmente a denominada - do
Campelo - que partindo da Cidade de Santo Antônio do
Paraibuna vem ter ao interior dos Municípios do Pomba e Piranga, transpondo a
Serra da Caramona e os lugares - de São Caetano, Espera, etc.
3.º - Formar de
tudo um sistema de viação, tendo em vista um plano completo de estradas que
ponha os Municípios referidos, conforme a sua posição , em contato com os
pontos indicados na base 1.º.
4.º - Examinar
no mês de Agosto próximo futuro o Rio Paraíba no lugar denominado - Ilha dos
Pombos - para o efeito de informar sobre a conveniência de construir-se nesse
lugar uma ponte. No caso de concordar na construção da mesma ponte , deverá
levantar sua planta e fazer o respectivo orçamento.
5.º - Formar os
planos das estradas mencionadas , tendo em vista a comunicação dos lugares
entre si, e com as grandes vias, que vão ter aos mercados do Rio de Janeiro.
6.º - Na
organização dos planos deverá ter em vista a facilidade dos transportes: 1.º
- por meio de animais carregados; 2.º - por meio de carros de quatro rodas
tirados por animais.
Assim nas
plantas e planos que fizer, terá sempre muito em vista que a declividade e as
curvas possam na mesma linha tornar-se adaptáveis ao uso dos carros e
diligencias, e não excluam a possibilidade do emprego dos trilhos de ferro,
quando isso se lenha de fazer.
7.º - Feitos os
reconhecimentos na conformidade dos artigos antecedentes deverá apresentar os
projetos das estradas provisórias que julgar convenientes, tendo em vista
facilitar desde já a exportação dos produtos desses Municípios, cujas
circunstancias peculiares estudará cuidadosamente, socorrendo-se da inspeção
ocular, e das informações que lhe prestarem as Câmaras Municipais, as demais
autoridades constituídas, e os homens práticos dos lugares.
Dessas estradas
provisórias apresentará os planos e orçamentos, tendo em vista que as obras
mais importantes, que nelas se fizerem, sirvam para as estradas definitivas que
para o futuro se tem de abrir.
8.º - Concluídos
os trabalhos gráficos das estradas provisórias no sistema de viação que houver
de criar, prosseguirá nos estudos do traçado das estradas definitivas de
rodagem de que apresentará as plantas, orçamentos e os projetos redigidos de modo
que habilitem a Administração à tomar sobre eles a deliberação que for mais
conveniente aos interesses da Província.
Na execução de
todos estes trabalhos terá sempre muito em vista o que se estabelece na base
6ª.
9.º - Colherá
todos os dados e informações precisas para a correção da Carta Corográfica da Província
na parte concernente aos Municípios e lugares que percorrer, traçando nesses
lugares por modo distinto: 1.º - as estradas atuais, 2.º - as que projetar, 3.º
- as que se deverem abandonar.
10.º - Examinará
o porto da passagem da Ericeira no Rio Paraibuna e os do Mar de Espanha,
Sapucaia, e portos - Novo e Velho do Cunha no Rio Paraíba, para propor os
melhoramentos que se lhe devam fazer por parte desta Província. Além disso
examinará se outros portos se devem estabelecer, indicando os lugares e os meios
de torná-los cômodos ao público e uteis à Fazenda Provincial pelo
estabelecimento de novas Recebedorias.
11.º - Designará
o melhor local para o estabelecimento das Recebedorias - do Patrocínio, do
Muriaé e da Barra do Pomba.
12.º - No princípio
de cada mês enviará à Repartição das Obras Públicas um relatório
circunstanciado dos trabalhos do mês antecedente.
Palácio da Presidência
da Província de Minas Gerais, 3 de Julho de 1858.
Carlos Carneiro
de Campos
"Ilmo. sr.—Em cumprimento das ordens e da portaria da
exmª presidência do dia 5 de julho do corrente ano, tenho a honra de oficiar a
V.S. Cheguei no dia 30 de setembro (de 1858)
à cidade do Paraibuna, onde encontrei o engenheiro ajudante Gustavo Dodt, o
qual ja tinha assinado o contrato perante o sr. comendador H. G. F. Halfeld - Henrique Guilherme Fernando Halfeld (1797-1893) - no dia 27 do mês findo. Depois de ter recebido das
autoridades as necessárias informações e dados, pretendo partir para a Paraíba,
passando nas recebedorias do Paraibuna e da Ericeira, até o lugar, uma légua
acima das Três-Barras, onde a estrada da companhia União e Industria atravessa
este rio. De lá seguirei no vale do Paraiba o caminho para baixo, de maneira
que talvez estarei até o dia 20 do corrente no Porto Novo do Cunha. (Cidade do
Paraibuna 3 de outubro de 1858) —Henrique Gerber.
*-*-*
"...Recebemos cartas de Mar de Espanha com data de 14 deste mês e noticiam-nos de lá o começo do realização dado a uma ideia em que ha tempo falamos com aplauso."
"É a abertura de uma via de comunicação, que do Mar de Espanha irá ter ao Forno de cal (fazenda do sr. barão de Piabanha) e á estrada da companhia União e industria."
"Já tinham para esse fim chegado àquela vila os distintos engenheiros, o sr. Henrique Augusto Antonio Gerber e o sr. Dodt, os quais com oito africanos livres deviam ter ido no dia 15 começar a primeira picada para explorarem o terreno á margem do rio Cágado, derrota natural para a fácil consecução da estrada projetada."
"Que eles sejam felizes durante a sua excursão, diz-nos o nosso correspondente, e que estes trabalhos preliminares não sejam em pura perda para minha província..."
"Associamo-nos cordialmente à tão louvável empenho, e esperamos que se aumentará o numero de braços que tem de abrir a primeira picada para reconhecimento do terreno, afim de que esse importante melhoramento se realize com a brevidade que demanda a necessidade que vai satisfazer."
Jornal "Correio Oficial de Minas", 16 de dezembro de 1858
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