quinta-feira, 15 de maio de 2014

MOVIMENTO DE TRENS - JUIZ DE FORA EM 1888



MOVIMENTO DE TRENS

De Juiz de Fora partem diariamente nove trens de passageiros, quatro para as estações do centro, três para as estações além do Retiro e dois para a linha do Piau.

CENTRO

Os trens do centro partem às 5.15 e 9.13 da ma e às 12.5, 7 e 18 da tarde.
O das 5.15 (minto) dirige-se a Lafaiete, cruzando em Sitio e em Carandaí com trens nos quais podem os passageiros voltar no mesmo dia a esta cidade.
O das 9.13 (misto) vai somente até Mariano Procópio, donde podem os passageiros voltar à cidade em bondes.
O das 12.5 (expresso) dirige-se até São Julião e Itabira, deixando no Sitio os passageiros que se destinam a São João del Rei, os quais chegam no mesmo dia a esta última cidade e pontos intermediários. De São João, no dia seguinte, poderão seguir para Bonsucesso, Oliveira e Lavras.
Os passageiros do expresso, com destino a Ouro Preto, devem ficar em Lafaiete, onde há hotel excelente, tomando, em dia imediato, o trem misto das 5,15 da manhã que chega a São Julião às 7.15 a tempo de apanhar o do ramal de Ouro Preto, que parte desta última estação às 7.28.
Os passageiros que tiverem negócios em Itabira, sairão desta cidade, de madrugada, e, em São Julião, encontram trem para Ouro Preto.
Os passageiros do expresso podem voltar no mesmo dia a esta cidade, aproveitando os trens que cruzam em Benfica e Sitio.
O das 7.18 da tarde (misto) vai também somente até Mariano Procópio.

PARA BAIXO

O trem das 5.14 da manhã (misto) vai até a corte, deixando em Serraria os passageiros para União Mineira, em Entre Rios para o ramal de Porto Novo e estrada Leopoldina, até São Geraldo, Leopoldina, Pirapetinga e Sumidouro; na Barra do Piraí os que se destinarem ao ramal de São Paulo até Resende e a Santa Izabel do Rio Preto, em Vassouras, os que forem até essa cidade; em Sapopemba os que se destinarem a Santa Cruz e Matadouro, e em Cascadura, Engenho de Dentro e Engenho Novo, os que procurarem os subúrbios, onde há também linhas de bondes. Além disso, os passageiros encontram diligências para Petrópolis, em Entre Rios e correspondem-se com as estradas Valenciana (no Desengano) Rio das Flores (no Comércio) Porto das Flores (em Paraibuna) . Este trem cruza com outros no Espírito Santo, Entre Rios e Vassouras, e nesses podem os passageiros voltar no mesmo dia a Juiz de Fora.
O trem das 12.56 (expresso) vai também à corte, deixando em Serraria passageiros para União Mineira até Bicas; em Entre Rios os que se dirigem até Porto Novo e em Belém até Macacos.
Poderão dormir na Barra, e em dia imediato seguir para Santa Ana na ferrovia Santana, para São Paulo e daí para todas as estradas da província, além de poderem tomar os trens da Bananalense (Barra Mansa), Resende e Areias e Minas e Rio.
Os passageiros do expresso podem voltar a Juiz de Fora no mesmo dia, aproveitando o cruzamento em Entre Rios.
O trem das 3.31 (misto) vai somente até Entre Rios, podendo os passageiros, em dia imediato tomar o expresso para Porto Novo e estrada Leopoldina, e se o dia da chegada for sexta-feira, tomarão em Entre Rios o trem noturno à 2.54 da madrugada, indo até os pontos terminais da Leopoldina e até Campos.
Os passageiros deste trem podem voltar no mesmo dia a Juiz de Fora aproveitando o cruzamento no Espírito Santo.

PIAU

Os trens desta companhia partem às 5 horas da manhã e a 1.10 da tarde, e estão em correspondência no Rio Novo com os trens da União Mineira, dos quais pode-se passar para a linha principal da Leopoldina, em ligação.

Jornal "O Pharol", quarta-feira, 12 de setembro de 1888

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