domingo, 10 de agosto de 2014

FILARMÔNICA LIGA OPERÁRIA


FILARMÔNICA LIGA OPERÁRIA
ESTAÇÃO DE BICAS - 1885

Efetuou-se no dia 4, com toda a solenidade, a posse da diretoria desta Sociedade, assim organizada: Presidente, Frederico da Silva; vice-presidente, Joaquim de Jorge; 1.º secretário, Velasiano Americano; 2.º secretário, Francisco Freitas; tesoureiro, Franz Reinelt; procurador, José Level; comissão de sindicância: João B. S. Castro, Basilio Pimenta Júnior e Cristiano Mello.
À sessão, das mais esplêndidas, con¬correu grande número das famílias mais distintas da localidade, orando durante ela os Srs. tenente Medeiros Pontes, Joaquim de Giorgi, Frederico Silva, Francisco de Freitas e Level, os quais pronunciaram eloquentes discursos, que foram assaz aplaudidos.
A banda da Sociedade, coadjuvada por distincos amadores da banda do Arraial do Espirito Santo, a “Lyra espiritosantense”, executou varias peças do seu escolhido repertório sob a direção do seu professor o maestro José Fernandes Januário.
Em seguida à sessão, sairam os sócios incorporados, levando à sua frente a banda musical, e, acompanhados pelas famílias, fizeram uma marcha aux flambeaux, sendo muito vitoriados pelos moradores do lugar.
De volta ao salão, foi servido um lunch profuso e escolhido, fornecido pela Casa Paschoal, prolongando-se a reunião até hora avançada da noite.
A diretoria e sócios foram de uma extrema amabilidade para os seus convidados, que se retiraram penhorados e desejosos de ver repetirem-se reuniões como esta, em que reinou sempre a melhor ordem e harmonia.

Jornal “Gazeta de Notícias”, Sábado, 24 de outubro de 1885.

0 comentários:

Postar um comentário