quarta-feira, 10 de setembro de 2014

BICAS 1886 - INVENÇÃO DO BREAK A VAPOR



BREAK A VAPOR

O dia 15 de Abril de 1886 marca uma vitória para as Artes Nacionais; um grande cometimento acaba de realizar-se e isso devido à perseverança, ao engenho e á força de vontade de um modesto e hábil artista, o atual Chefe das Oficinas do Ramal da Serraria, o Sr. João Batista da Silva Castro, que inventou um BREAK a vapor para ser aplicado àss locomotivas de grande velocidade.
Procedeu-se, nesse dia, à experiência, perante um concurso de cerca de cem pessoas, todas elas habilitadas na matéria, e o resultado que presenciaram é um triunfo grandioso da Mecânica e uma brilhante conquista do trabalho - Cabe ao Sr. Castro, esse laureado artista, a inexcedível glória de ser o primeiro que imaginou e construiu, no Brasil, um freio a vapor, e as oficinas da Estrada Leopoldina, em Bicas, conquistou um nome glorioso entre as suas congêneres, pois, até hoje, em nenhuma outra estrada, se fez uma obra desta natureza.
Pelos seguintes resultados das experiências ver-se-á que o BREAK de invenção do Sr. Castro é um grande melhoramento, e uma garantia para aqueles que se deixam levar pela carreira vertiginosa desse monstro, chamado locomotiva.
Na 1.ª experiência, feita em uma rampa de 3% com uma velocidade do 30 quilômetros, depois de apertado o BREAK, o trem percorreu apenas a extensão de 138 metros.
Na 2.ª, em rampa de 2%, com velocidade de 30 quilômetros, percorreu somente 105 metros.
Na 3.ª, manobrando-se com o BREAK a vapor e o do TENDER, em rampa de 3%, com velocidade de 40 quilômetros, o trem parou completamente dentro de 80 metros.
Na 4.ª, trabalhando o BREAK a vapor e os do TENDER e de um carro, em rampa de 3%, com velocidade de 60 quilômetros, o trem parou de todo, depois de percorrer apenas 115 metros.
Na 5.ª, em linha de nível e com velocidade de 50 quilômetros, manobrando somente o BREAK a vapor, parou quase instantaneamente, percorrendo apenas 20 metros.
À vista destes dados, poder-se-á, doravante, viajar sem receio, nas estradas de ferro, desde que os maquinistas tenham em suas máquinas esse grande meio de segurança, inventado pelo Sr. Castro, a quem sinceramente felicitamos, pedindo que não descanse à sombra dos louros que colheu, pois muito se tem a esperar do seu robusto talento.

Jornal "O Mar de Espanha, ANO I N.º 8 de 25 de abril d 1886.

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