Guarará
Neste recanto florido da natureza, se estende a graciosa Villa de Guarará, que teve o primitivo nome de Arraial do Divino Espirito Santo.
Este florescente município, tem uma superfície de 168 kilometros quadrados e é constituído do distrito da sede, (Guarará) e do pitoresco distrito de Marípá. Fica esta encantadora Villa, situada a 583 metros do nível do mar, com uma agradabilíssima temperatura, pode-se dizer, primaveril, no decorrer de todos os meses do ano!.. A transparência do seu céu, só é comparável à doçura do seu ar; dando-lhe os justos fôros de que goza o município, de ser um sanatório natural, onde inúmeros enfermos, têm recuperado a saúde.
Céu abençoado que se mira nos cristais de suas fontes, onde se acham encerrados tesouros inesgotáveis de limpidez e salubridade!...
A brandura dos costumes e a graça das mulheres, a franqueza da hospitalidade é o característico dos habitantes deste solo abençoado, não desmentindo portanto a opinião de grandes escritores nacionais e estrangeiros sobre a tradicional hospitalidade mineira!...
Esta Villa tão vantajosamente situada devia, ser tratada com mais carinho pelo patriótico governo do Estado.
Apesar dos esforços empregados pelos seus digníssimos dirigentes, até hoje se encontra sem os almejados melhoramentos, abastecimento de água e rede de esgoto.
A Villa possui importantes edifícios, destacando-se entre eles o da Camará Municipal, o do Fórum, da Igreja Matriz e do Grupo Escolar, regido por um distinto corpo docente.
Este edifício infelizmente se acha em péssimo estado de conservação ameaçando, a preciosa vida dos pequeninos seres e de suas distintas professoras.
Esta modesta pérola denominada Guarará, merecia ser amplamente bafejada por um gesto de generosidade por parte do nosso governo, para ressurgir soberanamente o seu antigo fausto, mil vezes mais brilhante!...
J. M.
Jornal O Guarará, 11 de julho de 1930
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Marcadores:
História de Guarará
Poderá gostar também de:
0 comentários:
Postar um comentário