sábado, 17 de novembro de 2012

TRANSPORTE RODOVIÁRIO E URBANO

          Depois da desativação da Ferro-Carril Guararense, ficou um vácuo no transporte entre Guarará e as regiões vizinhas, mormente Bicas. (VER ARTIGO SOBRE A FERRO-CARRIL GUARARENSE)
          A saída a partir daquele momento só poderia ser o transporte rodoviário, até porque, com a desativação da malha ferroviária, e a frustração que ela significou, este seria o único caminho. Outro ponto é que o país, aos poucos convergiria para isso.
Outro ponto teria que ser, necessariamente a adequação ou o replanejamento das vias de acesso internas e as que serviriam de acesso aos circunvizinhos. O poder público cedeu ao óbvio e os empreendedores vislumbraram a necessidade de investir nessa nova modalidade de transportes.
          Várias pequenas empresas, ou o que significasse a acepção do termo "transporte coletivo", se sucederiam, ao longo do tempo, em tentar remediar esta falta de comunicação direta com os circunvizinhos, tentando encurtar as distâncias.
          Estas pequenas empresas, por assim dizer, nem sempre bem organizadas ou aparelhadas. tiveram uma curta duração, mas às vezes o que vale é a intenção. Por exemplo:
       


          "ESTRADA DE RODAGEM GUARARÁ BICAS
          Guarará, 22 (Do correspondente) - Já se acha terminada a estrada de automóvel que liga o próspero distrito de Aventureiro aos municípios de Guarará e Bicas.
          A estrada que parte do arraial de Aventureiro à fazenda do dr. Durval Pedro de Moraes é a antiga de rodagem que foi adaptada para trafegar automóveis pela Câmara de Mar de Espanha e dessa fazenda em diante só correm automóveis, numa extensão de 18 quilômetros, apanhando a de Maripá que vai ter a Guarará e Bicas.
          A rodovia corta imensos cafezais e canaviais, florestas virgens, de aspectos majestosos.
          A estrada apanha em quase sua totalidade o território do vizinho município de Mar de Espanha e em pequeno trecho, os de Além Paraíba, Guarará e Leopoldina."

Jornal "Correio da Manhã", ANNO XXVI, N.º 9.637, 
Rio de Janeiro, quarta-feira, 23 de junho de 1926.



          "O município vai atravessando uma fase de verdadeira remodelação material e franca prosperidade.
          O problema das vias de comunicação - um dos pontos capitais do programa, traçado pelo chefe do governo municipal -, está sendo atacado e resolvido.
Entre numerosos outros melhoramentos introduzidos e em vias de conclusão, no município destacam-se os seguintes:
          Inauguração da ponte de cimento armado, no lugar chamado "Vargem Alegre"; reparos procedidos na ponte situada na estrada da fazenda de propriedade do sr. Zacarias Monteiro; consertos na estrada de Maripá, no trecho conhecido por "Dona Rita"; reforma da estrada da "Forquilha", na região denominada "Andradas"; construção, que se ultimará, brevemente, da ponte das "Três Barras"."

Jornal "Correio da Manhã", ANNO XXVII, N.º 10.040, 
Rio de Janeiro, sexta-feira, 07 de outubro de 1927


          Em 1927, o "...Capitão Gustavo de Paula acaba de estabelecer entre Guarará e Bicas uma linha de auto-ônibus destinada a prestar às duas vizinhas inestimáveis serviços.
          Para esse fim, adquiriu um excelente veículo daquela natureza."

Jornal "Correio da Manhã", ANNO XXVII, N.º 10.004
Rio de Janeiro, sexta-feira, 9 de dezembro de 1927

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