O Capitão Antônio Ribeiro de Oliveira, depois de uma vida devotada à lavoura, sendo ele um dos grandes fazendeiros em Guarará, morre aos aproximados 80 anos de idade em 21 de dezembro de 1912. Sendo sepultado no cemitério de Bicas, distrito de Guarará.
Deixa ele uma extensa prole de 30 netos e um bisneto.
Seus quatro filhos, atuantes no política, na lavoura e nos serviços federais, continuariam por longos anos a obra do pai.
São eles:
- Antonio Ribeiro de Oliveira e Silva, fazendeiro em Guarará;
- José Ribeiro de Oliveira e Silva, fazendeiro em Bicas e comerciante em e residente (quando da morte do pai) em Juiz de Fora;
- Ana Libânia de Oliveira e Souza (*), casada com o Cel. Joaquim José de Souza, presidente da Câmara Municipal de Guarará;
- Tte-cel Arlindo Ribeiro de Oliveira, coletor federal. - casado com Francisca da Cunha Oliveira
sábado, 1 de dezembro de 2012
ANTONIO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Correio da Noite terça
23 dezembro 1912
(*) - Ou seria "Ana Goulart de Oliveira e Souza", conforme relatado pelo Dr José Luiz Machado Rodrigues, no belíssimo livro "Cacos de História e Memória & Alguns Logradouros de Bicas", que nos tem servido de fonte preciosa de pesquisa, às pgs. 93 e 94: O ''Coronel Souza é como ficou conhecido o cidadão Joaquim José de Souza, nascido em Bicas em 2.09.1869, filho de Joaquim José de Souza e Ana Reginalda do Espírito Santo. Casado com Ana Goulart de Oliveira e Souza e, em segundas núpcias, com Lucília Palmer. Grande fazendeiro (fazenda Saracura) e comerciante, elegeu-se duas vezes prefeito da cidade. Durante muitos anos e até passar o mando para o seu filho194 José Maria de Oliveira Souza, na década de 1920, o Cel. Souza foi o chefe político da cidade. Consta ter sido um dos responsáveis pela instalação de luz elétrica na cidade, pela construção da Igreja Matriz e do Albergue São José que deu origem ao Hospital, dentre outras obras de vulto. Em 1916 fundou o jornal “Gazeta Municipal” que dirigiu até encerrar as atividades com a edição de 17.09.1922. Faleceu em 27.11.1945."
Marcadores:
Biografias
Poderá gostar também de:
0 comentários:
Postar um comentário