terça-feira, 15 de abril de 2014

CAPELA DO ROSÁRIO



Em 1878 Manoel Carlos Rodrigues cria a IRMANDADE DE NOSSA DO ROSÁRIO. Em 1899 havia a banda de música "Nossa Senhora do Rosário", sob a regência do Sr. Liberalino Mendes


CAPELA DO ROSÁRIO
Palácio do Governo do Estado de Minas Gerais
LEI N. 3490 — DE 4 DE OUTUBRO DE 1887

Autoriza o dispêndio de diversas quantias com obras publicas nos municípios do Mar de Espanha, Cataguases e Muriaé.
O Dr. Luiz Eugênio Horta Barbosa, presidente da província de Minas Gerais: Faço saber a todos os seus habitantes, que a assembleia legislativa provincial decretou e eu sancionei a lei seguinte: 
Art. único. É o presidente da província autorizado a despender pela verba - obras públicas -: 3:000$000 para a construção de um cemitério na cidade do Mar de Espanha; 2:000$000 para o mesmo fim na cidade de Cataguases; 4:000$000 para a reconstrução da antiga ponte sobre o rio Muriaé na freguesia de Nossa Senhora do Patrocínio, município de São Paulo do Muriaé; 2:000$000 para auxilio nas obras da Igreja de Nossa Senhora do Rosário da freguesia do Espírito Santo do Mar de Espanha; 2:000$000 para auxílio das da Igreja de São Sebastião da mesma freguesia: revogadas as disposições em contrário. Mando, portanto, a todas as autoridade a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir tão inteiramente como ela se contém. O secretário desta província a faça imprimir, publicar e correr. 
Dada no palácio da presidência da província de Minas Gerais, aos quatro dias do mês de outubro do Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e oitenta e sete, sexagésimo sexto da Independência e do Império.
Luiz Eugênio Horta Barbosa.
Para V Exc. ver,
Anacleto Queiroga Martins Pereira a fez.
Selada e publicada nesta secretaria aos 22 de outubro de 1837.
Servindo de secretario,
Pedro Queiroga Martins Pereira.

Fonte: (Jornal "A União", ANNO II, N. 113 - Ouro Preto, 22 de outubro de 1887


CAPELA DO ROSÁRIO
Intendência Municipal
Ata da sessão ordinária do dia 19 de janeiro de 1891
Presidência do cidadão Pedro Rodrigues Massena

O Sr. Presidente da Câmara Municipal, apresentou a comunicação do procurador nomeado pela Intendência, em Ouro Preto, de haver recebido dos cofres públicos daquela capital a quantia de 2:000$000 votados pela extinta Assembleia. Provincial para auxilio das obras das Igrejas de Nossa Senhora do Rosário e de São Sebastião da Freguesia do Espirito Santo, deste Termo. Ciente, autorizando-se ao Sr. Presidente a receber o saldo da referida quantia.


EDITAL

De ordem da mesa administrativa da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário desta cidade faço saber que acha-se em hasta publica a arrematação da mão de obra de 46 metros de alicerce para reconstrução da capela nesta Cidade devendo o dito alicerce ter a largura de 3 palmos, a altura de 5 com 3 de profundidade.
Os interessados devem informar-se do Senhor Cap. Antonio Avelino da Costa, Vice-Procurador, sobre o plano da obra e remeterem as propostas ao mesmo Sr. Cap. Avelino até o dia 10 de Maio p. futuro, e nesse dia serão abertas, no consistório da mesma capela, e aceita a que melhores vantagens oferecer. Para constar será este publicado pela imprensa local e afixado na porta da dita capela.
Mar de Espanha, 20 de Abril de 1891

O Secretario
 Manoel de S. Lima Júnior



DO CONSELHO DA INTENDÊNCIA MUNICIPAL
DE GUARARÁ


Of. Nº 20 de 12 de Maio de 1891 da Intendência de Guarará.
Constatando-nos que tivestes ordem do Dr Governador de Minas para entregar-nos a quantia de 2:000$000, votada à igreja deste lugar pela extinta Assembléia provincial de Minas, aguardamos vossas ordens a tal respeito.
Saúde e fraternidade ao DD Presidente desta Intendência de Mar de Espanha.
Barão de Catas Altas
Antônio Francisco de Souza
Firmino François Alibert
Silvestre Henrique Furtado

Of. Nº 21 de 30 de Maio de 1891 da Intendência de Guarará.
Cidadão, O Conselho municipal desta Intendência comunica-vos que apesar de já por duas vezes ter reclamado da Intendência de Mar de Espanha a entrega de 2:000$000 a esta Intendência de acordo com vossa ordem, ainda não pode obtê-la, o que levo ao vosso conhe«0766-pg06»cimento, pedindo-vos enérgicas providências.
Saúde e fraternidade ao DD Dr Governador do Estado de Minas Gerais.
Barão de Catas Altas
Antônio Francisco de Souza
Firmino François Alibert
Silvestre Henrique Furtado

Of. Nº 25 de 10 de Julho de 1891 da Intendência Municipal de Guarará.
Tendo já por diversas vezes este Conselho solicitado do de Mar de Espanha a quantia de 2:000$000, verba votada pela extinta assembléia provincial para igrejas deste lugar, e cujo pagamento já o vosso antecessor ordenou a Intendência do Mar de Espanha fazer a esta, e como aquela Intendência nenhuma resolução tem dado a respeito, vem este Conselho de Intendência, solicitar-vos o cumprimento da ordem do vosso antecessor. Outrossim aproveita a oportunidade para vos declarar que nenhuma quota coube a este município na quantia de 20:000$000, que, quando digno Ministro do Interior, votastes para aquele Município, do qual era este então parte componente.
Saúde e fraternidade ao DD Presidente do Estado de Minas Dr José Cezário de F. Alvim.
Barão de Catas Altas, Presidente.
Antônio Francisco de Souza
Firmino François Alibert
Silvestre Henrique Furtado

Of. Nº 30 de 8 de Setembro de 1891 de Intendência Municipal de Guarará.
O Conselho da Intendência Municipal de Guarará tendo obtido da liquidação da verba de 2.000$000 votada pelo regime anterior para melhoramento das Igrejas desta Vila comunica-vos ter recebido o saldo de 1:860$000 e como tem notado que a opinião pública mostra mais satisfeita com aplicações desta quantia em aparamentos às igrejas para as quais havia sido votados, consulta a V Exª sobre o emprego ou aplicação que disse dar a mesma visto estar hoje reparada a Igreja do Estado ou se deve aplicar a obras públicas.
Saúde e fraternidade ao DD Dr Presidente do Estado de Minas Gerais.
O Presidente Barão de Catas Altas.
Antônio Francisco de Souza
Firmino François Alibert

José Ribeiro de Oliveira e Silva


VILLA DO GUARARÁ
FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Atendendo ao mau tempo, a festa de Nossa Senhora do Rosário que devia efetuar-se no dia 8 do corrente, fica por esse motivo transferida para domingo 11 do andante c ainda para o domingo seguinte se o tempo não permitir efetuar-se no dia designado. — A comissão:
Tesoureiro, João Pinto Carneiro.
1º secretario, Augusto José Figueira 
2º secretario, José Marinho Bastos Souto Maior.
1º procurador, Luciano Ribeiro da Silva, 
2º procurador, Joaquim Alexandre de Souza. 
Fonte: Jornal Gazeta de Notícias, domingo, 18 de dezembro de 1892

0 comentários:

Postar um comentário