terça-feira, 10 de setembro de 2013

AUGUSTUS GRIBEL - MEDITEMOS...



MEDITEMOS...

A civilização que temos é chamada a civilização cristã, do          mundo moderno. Antes, existiram outras, na antiguidade clássica. A nossa é a civilização moral, antes de tudo, pregada pelo cristianismo, que, ao tempo da era clássica, iniciou a pregação moral que ainda é a mesma dos nossos dias e que procura atingir a todos os indivíduos e a todos os povos. Representa a vida espiritual acima da vida material, o cérebro acima do coração e este acima do estômago.

*-*-*

Diz-se agora, que a civilização cristã está em perigo. Já o Santo Padre Pio XII, com a autoridade moral e espiritual que lhe assiste, advertiu o mundo dos perigos que vamos correndo com o progresso moderno dirigido no sentido material e em detrimento do progresso moral.
Einstein, antes de morrer, deixou-nos seu testamento, que é um grito mais forte do que o da relatividade, advertindo que o mundo atual corre perigo.

*-*-*

Sou dos que reconhecem que a hora é de meditação, de fé nas palavras de Pio XII e de Einstein.
Lembremo-nos dos “Irmãos Karamazov”, uma das maiores obras do pensamento humano, quando Aliocha se despoja de tudo para serviço de Deus, dizendo: — “Não posso dar dois rublos em lugar de dar “tudo”, nem me contentar de ir missa em lugar de “segui-lo”.
Lembremo-nos do padre Zozino dizendo: — “Não odieis os ateus, os que ensinam o pecado. Não odieis mesmo os malvados”.
Lembremo-nos de tudo isso nas nossas meditaçôes preservemos a civilização cristã praticando cristianismo.

A. Gr. 


0 comentários:

Postar um comentário